Definition List

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O que é o LaTeX? Primeiros passos

Trata-se de um conjunto de macros ou marcações para o processador de textos TeX.
É utilizado amplamente pela comunidade científica e matemática mundial devido à sua grande qualidade tipográfica, entre outros. O LaTeX  (lê-se latec) fornece um conjunto de macros alto-nível que torna mais fácil e rápida a produção de documentos em TeX e é utilizado para produzir todo o tipo de documentos como por exemplo livros, relatórios e artigos.
O objectivo do LaTeX é que o autor se possa distanciar da apresentação visual do trabalho e assim concentrar-se no seu conteúdo. Possui formas de lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referências e tudo mais que não seja relacionado com conteúdo do documento em si.
latex_00
O autor depara-se com um paradigma em que em vez de lidar com conceitos visuais lida com conceitos lógicos, e consequentemente mais independentes da apresentação, como por exemplo Capítulos, Secções,Resumos, Partes e tabelas, permitindo no entanto que haja liberdade para que o utilizador, se assim o desejar, possa declarar o seu próprio esquema de formatação.
Ao contrário dos sistemas WYSIWYG, o conceito do LaTeX é visualizar a apresentação do resultado final do texto apenas após a preparação do mesmo, evitando assim distracções quanto à forma durante a preparação do conteúdo.
Como foi dito, o LaTeX não é algo imutável, e como tal suporta formas de estilizar e formatar os documentos como bem entendermos. Para isso serve-se de classes e pacotes que determinam o estilo e a formatação do documento bem como outras funcionalidades especificas. Os muitos pacotes criados para o LaTeX são essenciais para que os utilizadores do sistema tenham maior liberdade na criação dos documentos. Muitos pacotes nem sempre adicionam novas funcionalidades, mas modificam o tratamento padrão dado a certas funções, criando mais diversidade de apresentação visual para o universo dos documentos produzidos em LaTeX. Os pacotes podem ser obtidos através da CTAN.
Depois de produzido o documento é possível obtê-lo em diversos formatos entre eles os formatos PDF,PS e HTML.
Vantagens e desvantagens
Quando se trata de enumerar as vantagens de desvantagens desta tecnologia a primeira coisa que nos vem à cabeça é: o que tenho eu a ganhar e perder com a utilização do LaTeX em vez de utilizar um software WYSIWYG como o Microsoft Office ou o OpenOffice? Bem, na verdade estamos perante objectivos, requisitos e bases de utilizadores diferentes. Vejamos então o que podemos esperar do LateX:
Vantagens
  • A principal vantagem é o algoritmo avançado do TeX, que permite criar documentos de aparência verdadeiramente profissional.
  • O LaTeX encoraja as pessoas a concentrar suas atenções no conteúdo e na distribuição lógica das ideias, e não na aparência, resultando em textos bem estruturados.
  • É possível utilizar o LaTeX sem efectivamente aprender muitos comandos.
  • A edição de fórmulas matemáticas é robusta e sua apresentação, visualmente agradável.
  • Estruturas tipográficas complexas como bibliografia, tabela de conteúdo e citações estão abstraídas, podendo ser geradas facilmente e de forma consistente ao longo do documento.
  • Ambos TeX e LaTeX são programas livres e de código aberto, permitindo assim que existam versões para praticamente todos os sistemas operativos disponíveis.
  • Utilização modesta dos recursos do sistema. É possível editar e imprimir mesmo em um computador remoto, através de uma sessão SSH ou telnet. O processador também não precisa trabalhar durante o tempo todo para criar a formatação do documento.
  • Ideal para documentos com grande número de páginas devido à maior leveza dos documentos de edição ( documento de texto) e à maior confiança proporcionada ao nível da formatação.
  • Modelos de documentos (templates) mais consistentes e seguros.
  • Possibilidade de incorporação de objectos multimédia como por exemplo vídeos, áudio e animações (em formato PDF).
  • Custo zero.
Desvantagens:
  • A principal desvantagem é que, embora a utilização de estilos prontos de documento seja fácil, a criação de novos modelos leva muito tempo, sendo que nem sempre é possível encontrar modelos de documento que estejam em conformidade com o requerido por muitas instituições.
  • A aprendizagem é mais difícil que em programas WYSIWYG, pois embora a estrutura lógica do documento seja intuitiva, os comandos do LaTeX não o são.
Distribuições
Os documentos escritos para o LaTeX estão em texto simples, sem qualquer formatação. Nesse sentido, é possível escrever documentos para o LaTeX em qualquer editor de texto, mesmo nos mais simples graficamente, como o Vi ou o Bloco de notas. No entanto recomenda-se a utilização de programas específicos, muitos deles software livre, como o Kile, Texmaker ou TeXnicCenter. Além disso, o LaTeX funciona em diversas plataformas, existindo distribuições para muitos sistemas operativos, como por exemplo o MiKTeX para Windows, o MacTeX para Mac OS X e TeX Live (multiplataforma, incluindo Linux).
O primeiro documento em LaTeX
Pré-requisitos:
  • Uma distribuição LaTeX;
  • Editor LaTeX (Texmaker);
  • Ghostscript (para visualizar ficheiros .ps e .eps)
O texto apresentado abaixo trata-se do código mínimo necessário para produzir um documento em LaTex (em língua portuguesa). Sendo que este blog é destinado a falantes de língua portuguesa torna-se necessário adicionar algumas linhas para que seja possível escrever com acentuação directamente, ou seja, sem a utilização de marcações para a acentuação. Deste modo é apenas necessário digitar texto como se faz com qualquer aplicação WYSIWYG.
\documentclass[11pt,a4paper]{article}
\usepackage[portuguese]{babel} 
 
%Em Windows
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc} 
 
%Em Linux
%\usepackage[utf8]{inputenc} 
 
\author{Autor do documento}
\title{Titulo do documento}
 
\begin{document}
 
\maketitle
 
Primeiro documento em LaTex.
 
\end{document}
A primeira linha de qualquer documento LaTex começa sempre com a especificação da classe a utilizar com os respectivos parâmetros. Neste caso a classe utilizada foi a classe article com tamanho de letra 11 em papel A4. Existem outras classes disponíveis como por exemplo a classe report, book, beamer, memoir, etc…
As próximas linhas tem o seguinte significado:
  • \usepackage[portuguese]{babel} : Quando se produz um documento em LaTeX são criados, por defeito, termos como por exemplo chapter ou abstract , significando respectivamente Capítulo e Resumo. Estes termos necessitam ser trazidos para a respectiva língua em que se está a trabalhar, neste caso o Português. Assim sendo utiliza-se o pacote babel com o parâmetro portuguese obter os termos em português.
  • \usepackage[T1]{fontenc} e \usepackage[latin1]{inputenc}: são as fontes em ambiente windows que permitem aceder à acentuação da língua portuguesa.
  • \author{Autor do documento}: Especificação do Autor do documento.
  • \title{Titulo do documento}: Especificação do título do documento.
  • \begin{document} e \end{document}: Todos os documentos LaTex precisam de ter estas marcações. Estas especificam onde começa e acaba o documento.
  • \maketitle: Esta marcação serve para especificar onde deve ser criado o título ( por defeito da classe article) utilizando os dados anteriormente dados através de \author e \title.
O documento apresentado é básico mas já contém vários dos elementos estruturantes de um documento. Com apenas mais meia dúzia de macros é possível obter algo bastante completo. A formatação que o documento adquire é da responsabilidade da classe article. Esta contém parâmetros mutáveis que poderemos modificar consoantes as nossas necessidades. Por vezes queremos as margens do documento mais amplas, presença de cabeçalhos ou títulos mais compostos e tudo isso é possível de se alterar.
Serviços associados
O LaTeX conta hoje em dia com uma grande comunidade que põe á disposição uma panóplia de ferramentas entre elas editores, pacotes, classes, wizards e macros que facilitam o processo de produção de documentos. Existem também serviços, nomeadamente na Web, permitindo que os utilizadores tirem ainda mais partido desta tecnologia. Alguns exemplos são:
  • Latex Lab: projecto de editor LaTeX para a Web integrado no Google Docs.
  • Detexify: permite a rápida obtenção de macros de simbolos recorrendo a “handwritten symbol recognition”.
  • ScribTeX: editor LaTeX direccionado para a Web.
  • GoToConvert: conversor de imagens online (útil para converter imagens para .eps)